NOGUEIRA,
Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica,
2006, pp. 33-56
RESUMO
O presente trabalho discute por meio de pesquisa
teórica como Bourdieu analisa a realidade social considerando o papel de
destaque atribuído a dimensão simbólica na produção e reprodução da vida social.
Tem como objetivo mostrar que as hierarquias entre bens simbólicos seriam,
portanto, uma base importante para a hierarquização dos indivíduos e grupos
sociais, afirmando que as hierarquias simbólicas reforçam as estruturas de
dominação social. Para tanto os autores se subsidiaram da pesquisa
bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A
pesquisa se fundamenta no enfoque crítico dialético, com abordagem qualitativa.
O instrumento utilizado para a pesquisa foram os livros O Poder simbólico
1989, o La distinction 1979 e CF. Bourdieu, 1979; 1997. A
pesquisa revelou segundo os autores que, portanto, os indivíduos estariam
constantemente em disputa buscando manter ou elevar sua posição nas hierarquias
sociais.
Palavras- Chave: Realidade social. Hierarquia Simbólica.
Dominação Social.
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