quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resumo Informativo cap.02

NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 33-56


RESUMO


O presente trabalho discute por meio de pesquisa teórica como Bourdieu analisa a realidade social considerando o papel de destaque atribuído a dimensão simbólica na produção e reprodução da vida social. Tem como objetivo mostrar que as hierarquias entre bens simbólicos seriam, portanto, uma base importante para a hierarquização dos indivíduos e grupos sociais, afirmando que as hierarquias simbólicas reforçam as estruturas de dominação social. Para tanto os autores se subsidiaram da pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no enfoque crítico dialético, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a pesquisa foram os livros O Poder simbólico 1989, o La distinction 1979 e CF. Bourdieu, 1979; 1997. A pesquisa revelou segundo os autores que, portanto, os indivíduos estariam constantemente em disputa buscando manter ou elevar sua posição nas hierarquias sociais.        


Palavras- Chave: Realidade social. Hierarquia Simbólica. Dominação Social.   


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