NOGUEIRA,
Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica,
2006, pp. 83-101.
RESUMO
O presente trabalho discute por meio de pesquisa
teórica diante das análises de Bourdieu que segundo ele a educação perde a
função de transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista
como uma das principais instituições que colaboram para a manutenção e legitimidade
da desigualdade social, bem como os privilégios sociais, caracterizando uma
inversão de função. Tem como objetivo observar que os objetivos dados
teoricamente de educação transformadora e igualitária não estão presentes na
realidade da ação pedagógica. Para tanto os autores se subsidiaram da pesquisa
bibliográfica e se fundamenta no enfoque crítico dialético, com abordagem
qualitativa. O instrumento utilizado como base foram os livros A reprodução Bourdieu e Passeron (1975),
Bourdieu (1998, 1997, 1983, 1974), cf Bourdieu, Saint-Martin (1998), cf
Bourdieu, Parsseron (1968). A pesquisa revelou segundo o autor que em sua perspectiva,
a escola e o trabalho pedagógico por ela desenvolvido só poderiam ser
compreendidos quando relacionados ao sistema das relações entre as classes
sociais.
Palavras- Chave: Desigualdade
Social. Ação Pedagógica. Escola.
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