sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Resumo Informativo cap. 04

NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 83-101.


RESUMO


O presente trabalho discute por meio de pesquisa teórica diante das análises de Bourdieu que segundo ele a educação perde a função de transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições que colaboram para a manutenção e legitimidade da desigualdade social, bem como os privilégios sociais, caracterizando uma inversão de função. Tem como objetivo observar que os objetivos dados teoricamente de educação transformadora e igualitária não estão presentes na realidade da ação pedagógica. Para tanto os autores se subsidiaram da pesquisa bibliográfica e se fundamenta no enfoque crítico dialético, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado como base foram os livros A reprodução Bourdieu e Passeron (1975), Bourdieu (1998, 1997, 1983, 1974), cf Bourdieu, Saint-Martin (1998), cf Bourdieu, Parsseron (1968). A pesquisa revelou segundo o autor que em sua perspectiva, a escola e o trabalho pedagógico por ela desenvolvido só poderiam ser compreendidos quando relacionados ao sistema das relações entre as classes sociais.      


Palavras- Chave: Desigualdade Social. Ação Pedagógica. Escola.



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