quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resumo Informativo cap.01

NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 23-31

RESUMO

O presente trabalho discute através de pesquisa teórica a superação das formas subjetivas e objetivas do conhecimento, de acordo com a obra de Bourdieu. Tem como objetivo mostrar que é possível conhecer o mundo social de três formas: fenomenológica, objetivista e praxiológica, bem como superar os inconvenientes do subjetivismo e do objetivismo por meio do habitus que desempenha o papel de elo entre estas três dimensões. Para tanto os autores se subsidiaram da pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no enfoque crítico dialético, com abordagem qualitativa. O recurso utilizado para a pesquisa foi o livro de Bourdieu de 1983. A pesquisa revelou segundo os autores que não seria a posição que o sujeito ocupa na estrutura social que o conduziria a agir em determinada direção, mas faria com que ele incorporasse um conjunto especifico de disposições para a ação que o orientariam ao longo do tempo nas mais diversas situações sociais. 

Palavras-Chaves: Objetiva. Subjetiva. Praxiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário