NOGUEIRA,
Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica,
2006, pp. 23-31
RESUMO
O presente trabalho discute através de pesquisa
teórica a superação das formas subjetivas e objetivas do conhecimento, de
acordo com a obra de Bourdieu. Tem como objetivo mostrar que é possível
conhecer o mundo social de três formas: fenomenológica, objetivista e
praxiológica, bem como superar os inconvenientes do subjetivismo e do
objetivismo por meio do habitus que desempenha o papel de elo entre estas três
dimensões. Para tanto os autores se subsidiaram da pesquisa bibliográfica com
base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se
fundamenta no enfoque crítico dialético, com abordagem qualitativa. O recurso
utilizado para a pesquisa foi o livro de Bourdieu de 1983. A pesquisa revelou
segundo os autores que não seria a posição que o sujeito ocupa na estrutura
social que o conduziria a agir em determinada direção, mas faria com que ele
incorporasse um conjunto especifico de disposições para a ação que o
orientariam ao longo do tempo nas mais diversas situações sociais.
Palavras-Chaves: Objetiva. Subjetiva. Praxiológica.
Palavras-Chaves: Objetiva. Subjetiva. Praxiológica.
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